Quentin Tarantino sobre The Matrix (1999) e o seu marketing especial

Com o recente lançamento do trailer da última adição à série Matrix, muitos jovens fãs de cinema estão redescobrindo o fenômeno cultural que foi o original de 1999. 
 
Estruturado como uma meditação filosófica de alta octanagem sobre a natureza de nossa realidade, Matrix teve um impacto notável na consciência dominante e incitou as pessoas a confrontar o seu senso de realidade.

Ao longo dos anos, muitos cineastas citaram Matrix como uma grande influência em seus trabalhos. As perguntas que o clássico fazia já haviam sido colocadas por filósofos como Jean Baudrillard. No entanto, Matrix provou ser um imenso sucesso por conseguir mesclar reflexões filosóficas com cenas de ação inovadoras para a época de seu lançamento.

O diretor Quentin Tarantino expressa na entrevista abaixo o fenômeno cultural que foi The Matrix.


 

Resumindo, o diretor relembra o clima da noite de abertura: 

Assisti ao espetáculo noturno [de Matrix] no teatro chinês na sexta-feira que estreou [...] Lembro-me que o lugar estava lotado e havia uma verdadeira eletricidade no ar. Foi muito, muito empolgante e parte da razão de estarmos lá não foi porque lemos comentários. Foi por causa dos comerciais de TV e foi mais [sobre] os comerciais de TV do que o trailer do cinema.
Os anúncios de TV realmente excitaram o público e fizeram com que todos nós quiséssemos ver este filme no fim de semana de estreia. Então foram os comerciais de TV que realmente colocaram todas aquelas bundas naqueles assentos na sexta-feira [...] Estávamos todos esperando que começasse, mas então me atingiu um pensamento que foi realmente profundo. É mais fácil falar sobre Matrix agora porque sabemos o segredo de Matrix, mas eles não contaram nada disso a vocês em nenhuma das promoções, em nenhum dos grandes trailers de filmes ou em qualquer um dos comerciais de TV.

Tarantino insiste que foi um mistério o motivo de tantas pessoas terem se aglomerado para assistir ao filme, embora não tivessem ideia do que era o filme exatamente. Para ele, Matrix acabou tendo um impacto significativo em suas definições do que deveria ser a experiência cinematográfica.
 

Acrescenta:

 

Estávamos animados com este filme, mas realmente não sabíamos o que iríamos ver. Não sabíamos realmente o que esperar, não sabíamos nada sobre a mitologia. Tínhamos que descobrir isso. Então, houve esse momento em que percebi como todos estavam animados com o que iria acontecer, mas realmente não sabíamos de nada.
Eu estava tipo, 'Deus, você consegue imaginar em excitar tanto o público que eles estão lá... cheios de mijo e vinagre na sexta-feira que o filme estreia, mas nós realmente não sabemos porquê estamos empolgados? Nós realmente não sabemos o que vai acontecer e então ESSE filme acontece. Foi uma experiência profunda e eu tive visão suficiente para colocar os pensamentos juntos antes que as luzes se apagassem.
 

Trailer oficial nº 1



Nenhum comentário: