Valor Sentimental | O Filme Mais Aguardado de Joachim Trier Ganha Pôster Nacional e Data de Estreia - Por que se importar?

A Retrato Filmes, em colaboração com a MUBI (essa tríade elegante de distribuidora global, streaming e produtora), revelou hoje o pôster nacional de Valor Sentimental (Sentimental Value), o novo filme de Joachim Trier que chega aos cinemas brasileiros em 25 de dezembro. O longa, vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes deste ano, também foi escolhido para representar a Noruega no Oscar® de Melhor Filme Internacional.

O elenco reúne Renate Reinsve, vencedora do prêmio de Melhor Atriz em Cannes 2021 e indicada ao BAFTA por A Pior Pessoa do Mundo; Stellan Skarsgård, indicado ao BAFTA e vencedor do Globo de Ouro, lembrado por seus papéis em Duna; Elle Fanning, indicada ao Globo de Ouro e ao Emmy; e os talentos em ascensão Inga Ibsdotter Lilleaas e Anders Danielsen Lie. A direção é de Joachim Trier, que assina o roteiro ao lado de Eskil Vogt, reforçando a parceria que levou ambos ao Oscar de Melhor Roteiro em 2022.





Imagem/Divulgação

A história acompanha Nora, interpretada por Reinsve, uma atriz de teatro em plena fase de reconhecimento que se reúne com a irmã Agnes e com o pai, Gustav Borg, um diretor de cinema que já foi célebre e agora prepara seu retorno com um roteiro baseado na própria família. 

Quando Gustav oferece a Nora o papel principal e recebe uma recusa imediata, a atenção dele se volta para Rachel Kemp, vivida por Fanning, uma jovem estrela de Hollywood prestes a dar um grande passo na carreira. À medida que a presença de Rachel destabiliza as relações já frágeis entre pai e filhas, o trio é levado a encarar erros antigos, feridas abertas e afetos que resistem ao tempo.


Poster nacional de Valor Sentimental


Por que se importar?


Por que nos importar com Valor Sentimental? Eu diria que Joachim Trier filma gente, não apenas histórias. Ele se interessa pela parte que não contamos para ninguém. Pela memória que se distorce. Pelo afeto que machuca. Pelo orgulho que impede. Pelo amor que não sabe como existir... Ainda vou conferir o novo filme em dezembro a convite, mas, pelo que tudo indica, Valor Sentimental parece reforçar tudo isso que mencionei, mas agora inserido em um ambiente metalinguístico: cinema falando sobre cinema, família falando sobre si mesma, artistas confrontando seus próprios espelhos. (?)

Além disso, o diretor não é apenas "mais um europeu". Ele tem uma filmografia pequena, mas cada filme parece lapidado como quem organiza memórias com pinça. E isso importa porque Valor Sentimental não surge do nada: ele faz parte de um percurso coerente, íntimo e profundamente humano que ele vem construindo... A certeza é de que Trier faz cinema para lembrar o espectador de que viver é sempre mais complexo, mais ambíguo e mais bonito do que parece

Uma recomendação válida, para quem quer conhecer o cinema do diretor ou fazer um esquenta para seu próximo filme, é seu título anterior direto: A Pior Pessoa do Mundo (2021). Esse é o filme que apresentou Trier ao mundo de forma definitiva. Mistura comédia, melancolia e ousadia narrativa (como o sensacional "congelamento" da cidade); o mesmo que, além de render a Renate Reinsve o prêmio de Melhor Atriz em Cannes, levou Trier ao Oscar.



Veja o Trailer de Valor Sentimental

Valor Sentimental teve sua estreia mundial na Competição Principal do Festival de Cannes de 2025 e sua primeira exibição brasileira no Festival do Rio.







Fonte: assessoria
Material ampliado
Avatar de Francisco P. Neto
Francisco P. Neto
Criador e editor do CaroCineasta.
Leia mais de Francisco

Nenhum comentário: