Francis Ford Coppola e Megalopolis: O Filme de Paixão Resgatado do Limbo dos Anos 2000 [ATUALIZADO]

Francis Ford Coppola, renomado por clássicos como a série O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, tem trabalhado em um projeto de paixão antigo: Megalópolis. Este filme de ficção científica distópica está em desenvolvimento desde o início dos anos 2000, mas sua produção enfrentou atrasos, especialmente após os eventos do 11 de setembro. 

Coppola, lidando com os temas do filme no rescaldo da tragédia, colocou o projeto em espera. O trágico descrito no primeiro rascunho, que circula a internet, sugere uma tragédia que para muitos na época poderia ser considerada ofensiva por causa da semelhança.





"Megalopolis" (Imagem: Divulgação) Via Instagram

Coppola é conhecido por ser um cineasta que não segue regras. Se você está procurando algo rápido e barato, definitivamente não deve contratar Francis Ford Coppola. Em 1981, a MGM estava financiando seu filme de seguimento de Apocalypse Now, que seria uma comédia romântica chamada One from the Heart. No entanto, Coppola, sempre ambicioso, decidiu rejeitar o financiamento da MGM e bancar o filme inteiro do próprio bolso. O resultado? Um fracasso crítico e financeiro. O filme levou Coppola à falência, saindo de sua década de ouro nos anos 70. 

Posteriormente, o cineasta passou a fazer uma série de filmes para os estúdios, como Os Marginais e Rumble Fish, que é um dos favoritos de muitos dos seus fãs. Na década de 90, ele teve um sucesso certo com O Poderoso Chefão Parte III, além de uma série de outros filmes de estúdio. Tudo isso foi uma espécie de "negócio", onde ele dizia: "Faço este filme para você, depois faço o filme para mim", referindo-se ao seu projeto de paixão, Megalopolis. 


"Megalopolis" (Imagem: Divulgação)

Megalopolis estava programado para entrar em produção no início dos anos 2000. Houve leituras com grandes nomes como Leonardo DiCaprio, e foram filmadas 30 horas de cenas de lapso de tempo e b-roll com Ron Frick, diretor de Baraka e Samsara (filmes de temática não-narrativa que eu gosto muito de indicar...).  Megalopolis estava praticamente pronto para ser feito, mas então veio o 11 de setembro. Os eventos em Nova York após o 11 de setembro mudaram tudo para Coppola. Ele se viu incapaz de realizar este filme após uma tragédia tão monumental em sua cidade. Então, ele simplesmente descartou todo o projeto. Esse é o estilo de Coppola, sempre disposto a correr riscos, a seguir sua visão, mesmo que isso signifique falhar de vez em quando. 

Adam Driver e Nathalie Emmanuel "Megalopolis"
(Imagem: Divulgação)
Megalopolis era uma dessas visões, um projeto ambicioso que parecia destinado a desafiar o status quo de Hollywood. E mesmo que nunca tenha chegado às telas, continua sendo uma parte intrigante da história cinematográfica do diretor. O filme basicamente gira em torno do arquiteto Serge Catiline (interpretado por Adam Driver), que enxerga uma cidade utópica usando um material revolucionário chamado Megalon. Além de Driver, o elenco inclui Nathalie Emmanuel como Julia Cicero, a filha do prefeito Frank Cicero, que se opõe aos planos ambiciosos de Serge. Shia LaBeouf também integra o elenco, assumindo o papel de Claude Hamilton, um personagem que encarna o caos e a imprevisibilidade.

A sinopse atualizada do projeto chama a minha atenção pela simplicidade ao falar do arquiteto que quer reconstruir a cidade de Nova York como uma utopia após um desastre devastador. Atualmente, Megalópolis está pronto para provocar discussões e debates após seu lançamento. Sua exploração de tópicos tabu e tumultos sociais pode despertar interesse entre o público que busca um cinema provocativo. A escolha de alguns nomes do elenco fala por si. Com um orçamento divulgado de mais de US$120 milhões, o filme é uma empreitada significativa para Coppola, que tem investido não apenas o seu próprio dinheiro, mas também sua visão ao filme. O cineasta busca distribuidora atualmente.


[ATUALIZAÇÃO – MAIO 07, 2024]

Megalopolis garantiu vaga para estrear no 77º Festival de Cinema de Cannes em 17 de maio de 2024. 

O diretor do festival de Cannes, Thierry Frémaux, abordou os planos de distribuição pendentes para Megalópolis, confirmando que Coppola "mostrou para nós e para algumas outras pessoas nos EUA, e está pensando na estratégia do filme.". 

Ainda em abril, Le Pacte adquiriu os direitos de distribuição franceses do filme e a produtora francesa de filmes independentes Goodfellas entrou a bordo para cuidar das vendas internacionais. Além disso, a Amazon MGM Studios e a Apple Original Films estão supostamente interessadas em adquirir os direitos de distribuição na América do Norte.

First Look Clip 

Teaser trailer






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